Resultado do Prouni 2020 — Como Consultar (Passo a Passo), Quando sai e mais!

Muitos jovens que estão saindo do ensino médio querem entrar logo de cara em uma universidade ou instituição de ensino superior o quanto antes, afinal, o sonho de ter um curso superior ficou muito mais fácil com as possibilidades e facilitações que o governo dispõe.

Um dos programas que mais possibilita essa entrada é o Prouni – Programa Universidade Para Todos -, que vale para todos aqueles que fizeram a última ou a edição anterior do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) e querem concorrer a uma bolsa de estudos cedida pelo governo.

O resultado do Prouni 2020 é um dos mais esperados pelos estudantes que querem uma vaga garantida. Veja aqui como funciona o procedimento, quando costumam sair os resultados, quando é a previsão estimada e muito mais.

Prouni: o que é, como funciona e quem tem direito?


O Prouni foi criado no ano de 2004 pelo Ministério da Educação facilitando a entrada de estudantes em universidades privadas. É válido lembrar que há uma nota base para que os candidatos possam concorrer a tão desejada vaga.

Todos os anos são oferecidas vagas, sejam elas parciais ou integrais, por isso é tão importante ficar atento as datas e atender aos pré-requisitos designados pelo programa. Confira mais detalhes abaixo.
RESULTADO DO PROUNI 2020 — Como Consultar (Passo a Passo), Quando sai e mais!
O processo do Prouni é feito por duas chamadas regulares, uma que geralmente acontece em fevereiro e outra em março. Assim, lá estarão o nome dos candidatos que possuem direito a vaga.

É preciso ficar de olho no site oficial do Prouni, onde o resultado é divulgado. É responsabilidade do estudante ficar de olho nas inscrições e no procedimento necessário para garantir seu lugar dentro da instituição de ensino.

Veja abaixo como conseguir consultar o resultado do Prouni com facilidade:

  1. Abra uma nova aba no navegador no seguinte site: http://prounialuno.mec.gov.br/;
  2. Agora você deve informar o seu número de inscrição e a senha utilizada para se cadastrar no Enem;
    RESULTADO DO PROUNI 2020 — Como Consultar (Passo a Passo), Quando sai e mais!
  3. Depois, preencha todos os campos e clique no botão “Entrar”.

Agora você poderá consultar quando o resultado do Prouni sai, além de saber se passou ou não na chamada que estava concorrendo. Se sim, você poderá verificar isso no próprio site, além de começar todo o procedimento de matrícula e documentação necessária.

Chamadas do Prouni: como funcionam?

A primeira chamada executada geralmente compõe daqueles alunos que tiveram as melhores notas nos cursos existentes. Esses estudantes recebem no e-mail o resultado, porém é de pura responsabilidade dos mesmos confirmar se tem ou não interesse na vaga.

Há um prazo que deve ser respeitado, principalmente quanto aos documentos necessários, por isso, fique atento. No Prouni você poderá obter informações completas sobre as matrículas e datas.

[Site Prouni: veja aqui como manusear o site e informações!]

Quanto a segunda chamada, é quando as vagas da primeira chamada não foram completamente preenchidas, chamando aqueles estudantes que ficaram próximos da lista inicial.

Veja o procedimento abaixo de como participar da segunda chamada do Prouni:

  1. É preciso acessar o site do Prouni, que é http://siteprouni.mec.gov.br/;
  2. Lá você deve inserir seu número de inscrição e a senha usadas para participar do Enem, logo em seguida clique em “Entrar”;
    RESULTADO DO PROUNI 2020 — Como Consultar (Passo a Passo), Quando sai e mais!
  3. Agora você deve clicar em demonstrar interesse em participar da lista de espera do curso que deseja.
  4. Agora é preciso ficar de olho no anúncio da segunda chamada para caso você seja selecionado. Caso sim, você terá um prazo para demonstrar seu interesse e assim, fazer a matrícula.

Vagas remanescentes do Prouni: como funcionam?

Mesmo com a primeira e a segunda chamada, ainda há cursos que ficam sem ter a turma completamente preenchida. Quando isso acontece, são disponibilizadas as vagas remanescentes, que podem ser preenchidas posteriormente.

É preciso participar da lista de espera também, se há vagas sobrando, o Prouni selecionará os candidatos mais aptos em relação a nota de corte designada pelo curso. Assim, o MEC entrará em contato para que o aluno selecionado faça sua matrícula na bolsa oferecida.

[Como saber se fui aprovado Prouni 2020? Veja aqui!]

Mudar de curso no Prouni: é possível?

RESULTADO DO PROUNI 2020 — Como Consultar (Passo a Passo), Quando sai e mais!

Se você se candidatou a um curso e quer muda-lo, é possível, porém preciso atenção as datas e procedimentos. O procedimento é basicamente o mesmo usado para escolher as opções do curso.

Primeiro você deve acessar o site do Prouni, lá você deve fazer o seu login com os mesmos dados que são usados no Enem. Logo depois, procure pela instituição desejada e verifique se possui o curso que deseja.

Depois, verifique se o curso possui vagas disponíveis, caso sim, entre em contato com a secretaria do mesmo, informe que é bolsista e quer fazer a transferência. Agora é preciso aguardar o resultado da instituição. Boa sorte!

Avalie este conteúdo!

Avaliação média: 5
Total de Votos: 1

Resultado do Prouni 2020 — Como Consultar (Passo a Passo), Quando sai e mais!

Deixe um comentário